Cadastro para pais Lembrar senha!

Ensino Fundamental I

Esse período é denominado por muitos educadores como a idade de ouro da educação. A curiosidade insaciável da criança aliada ao seu afã de superação e docilidade, e à autoridade dos pais e professores fazem desse período um dos mais gratificantes para todos os envolvidos no processo.
A comunicação, agora muito mais fluente, deve ser aprimorada através do prazer de ler. Contar aos demais o que aprendeu e acrescentar ao cotidiano o vocabulário são ótimas técnicas.
As aulas de inglês e espanhol continuam sendo diárias, agora com a duração de 30 minutos cada uma. Até o 3º ano o foco maior está na conversação, depois começa a introduzir a gramática.
Com o maior uso do entendimento, os hábitos bons, passam a ser virtudes (hábitos bons conhecidos e queridos livremente). As virtudes humanas incentivadas nesse período são as seguintes: responsabilidade, paciência, generosidade, fortaleza, perseverança e justiça.
A aquisição destas virtudes segue o mesmo modelo iniciado na educação infantil: Toda semana é definido um propósito para ser vivido na escola e em casa e, a cada quatro semanas muda-se para outra virtude. É trabalhado um propósito por semana, uma virtude por mês letivo, totalizando nove virtudes por ano do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Fundamentado no desenvolvimento das habilidades de comunicação e das virtudes, os alunos começam a aprender a aprender com a orientação e acompanhamento das professoras. O objetivo é criar um hábito de estudo apoiado em técnicas e princípios eficazes que motivem e incentivem a vontade de aprender. Espera-se que os alunos adquiram habilidades como: Planejamento de horários, ordem material, leitura eficaz, mapas mentais para anotações e revisões do conhecimento. Primeiramente, com o auxílio do professor e depois de modo autodidata para que, quando passarem para a fase seguinte (Fundamental II) já tenham adquirido a autonomia e a responsabilidade necessária para seguir seus estudos com segurança.
Os conteúdos abordados neste período estão muito relacionados à formação adequada de vocabulário, conceitos e modos de aprender, além do raciocínio matemático, que é uma forma de linguagem relacionada à quantificação e diversos assuntos.
Tal como já era feito na educação infantil, a última meia hora de aula é dedicada a jogos de salão, com o intuito de ensiná-los, de um modo lúdico, a trabalhar. A escolha de jogos continua livre, mas normalmente são os jogos que exigem mais concentração e paciência. Os princípios são os mesmos: jogar até o final, respeitar o adversário, saber ganhar e perder, obedecer às regras previamente combinadas.

• Grade

• Língua Portuguesa